quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Eduardo Gonçalves Ribeiro
Eduardo Gonçalves Ribeiro

 (18/09/1862 — 14/10/1900) 38 anos


Político brasileiro. Foi governador do Amazonas, de 2 de novembro de 1890 a 5 de maio de 1891 e de 27 de fevereiro de 1892 a 23 de julho de 1896. O Teatro Amazonas estava sendo construído durante sua administração. Eduardo nasceu no Maranhão e era conhecido pelo apelido de pensador, em decorrência de sua ativa participação nos movimentos republicanos e por ter editado o Jornal O Pensador. Governou o Amazonas e suas principais realizações foram o início das obras do Teatro Amazonas, a construção do Reservatório do Mocó, da Ponte de Ferro da Rua 7 de Setembro, do Palácio de Justiça e inúmeras outras obras, transformando Manaus na conhecida "Paris dos Trópicos". Morreu em Manaus, em circunstâncias ainda não bem esclarecidas, a 14 de outubro de 1900, quando foi encontrado sentado no chão, de pijama, enforcado com uma corda de pendurar rede, em sua chácara. No local encontravam-se apenas seus seguranças, pois Eduardo Ribeiro era deputado e presidente da assembléia na ocasião. O caso foi encerrado como suicídio, mas especula-se que Ribeiro possa ter sido envenenado.

Adolphe d'Archiac
Adolphe d'Archiac

(24/09/1802 —24/12/1868) 66 anos


Étienne Jules Adolphe Desmier de Saint-Simon, foi laureado com a medalha Wollaston de 1853, concedida pela Sociedade Geológica de Londres.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Adolphe Brongniart
Adolphe Brongniart

 (14/01/1801 – 18 /02/1876) 75 anos


Filho de Alexandre Brongniart (1770 - 1847), mineralogista e zoólogo, e neto de Alexandre Théodore Brongniart (1739 – 1813), arquiteto que construiu o Palácio Brongniart (antigo Palácio da Bolsa) em ParisFoi laureado com a medalha Wollaston, concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1841.

Adelaide de Hohenlohe-Langenburg
ADELAIDE DE HOHENLOHE-LANGENBURG

(20/07/1835 - 25/01/1900) 65 anos

Sobrinha da rainha Vitória do Reino Unido.
Em 1852, pouco depois de Napoleão III se tornar imperador da Fr ança, este fez uma proposta de casamento aos pais de Adelaide. Apesar de o imperador francês nunca a ter conhecido, as vantagens políticas de tal união eram óbvias. Iria dar importância dinástica à linha Bonaparte e facilitar uma boa aliança política com a Grã-Bretanha, visto que Adelaide era sobrinha da rainha Vitória, além do facto de não ser um membro oficial da família real britânica, o que facilitaria a aceitação do pedido. Adelaide apenas se teria de converter ao catolicismo.
No entanto, a proposta horrorizou a rainha Vitória e enfureceu o príncipe Alberto que preferia não conferir tanta legitimidade e de forma tão rápida ao mais recente regime "revolucionário" francês - cuja durabilidade parecia duvidosa - e muito menos oferecer uma parente sua tão jovem para esse propósito. A corte britânica manteve-se em silêncio para com o Hohenlohe durante as negociações de casamento, pelo que estes não sabiam se a rainha estava entusiasmada ou sentia repulsa pela ideia de ter Napoleão como marido da sua sobrinha.
No final os pais de Adelaide acabaram por interpretar o silêncio britânico como um sinal de que não gostavam da proposta dos franceses para tristeza da sua filha de dezasseis anos. A pausa nas negociações pode ter sido apenas uma manobra para que os Hohenlohe conseguissem outras ofertas de França para que pudessem assegurar um futuro desafogado para a filha, mas antes de os seus ministros conseguirem fazer mais propostas, Napoleão acabou por desistir da proposta. Em vez disso o imperador casou-se com Eugénia de Montijo a quem já tinha pedido para ser sua amante, mas que o tinha recusado.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

YUL BRYNNER
YUL BRYNNER

YUL BRYNNER 

( 11/07/1915 - 10/11/1985 ) 70 anos.

Ator americano.
Quem poderia esquecer o magnífico musical O Rei e Eu (56), quando Brynner revela sua careca para uma assustada Deborah Kerr? Com certeza, Brynner não esqueceu, pois, além das 4.625 apresentações da peça em 30 anos de carreira, o papel que lhe rendeu o Oscar no segundo filme de sua carreira tornou-o mundialmente famoso. Assim como seu notório personagem, sua vida foi envolta em mistério, com histórias alternativas sobre suas origens-que ele frequentemente perpetuava-dizendo que seria filho de suíços e teria nascido em Sakhlin ou Vladivostok. O que se sabe é que Taidje Khan Jr. começou a carreira como trapezista parisiense e estudante de filosofia que emigrou posteriormente para os Estados Unidos, onde se estabeleceu na TV antes de seu grande sucesso como o Rei do Sião. Brynner soube aproveitar sua imagem para conseguir papéis em vários filmes de peso, entre os quais Os Dez Mandamentos (56), de Cecil B. DeMille, Sete Homens e Um Destino (60), de John Sturges, e Westworld-Onde Ninguém Tem Alma (73), do romancista Michael Crichton. Brynner morreu de câncer, enquanto trabalhava em um comercial de televisão contra o fumo.  



TOD BROWNING
TOD BROWNING

TOD BROWNING

Diretor americano (12/07/1880 - 06/10/1962) 82 anos.
Quando criança, Browning fugiu de sua casa em Kentucky para se juntar a um circo, experiência que marcou todos os seus filmes, especialmente o mais famoso deles, Drácula (31), e o mais notório, Monstros (32). iniciou-se no cinema como ator, mas posteriormente fez amizade com Lon Chaney, o astro dos filmes de terror, para quem escreveu roteiros como A Trindade Maldita (25) e London After Midnight (27). Após a morte de Chaney, Browning firmou-se no gênero do terror. Monstros, com sua história de pessoas deformadas exibidas no circo que buscam vingança contra uma beleza enganadora, foi banido por muitos anos, mas Browning fez outros filmes grotescos e notáveis, como A Marca do Vampiro (35) e A Boneca do Diabo (36). Como manipuladores de seus próprios demônios, ele e seu rival, James Whale, foram mestres  de um gênero que ajudaram a criar.


TIM BURTON
TIM BURTON

TIM BURTON

Diretor americano ( 25/08/1958 - )
Durante sua infância, foi viciado em desenhos animados e filmes de terror. Após estudar animação com uma bolsa da Disney, foi trabalhar como aprendiz nos estúdios, onde conquistou a atenção com Vincent (82), um tributo a seu ídolo Vincent Price, que foi o narrador. Seu filme de 30 minutos Frankenweenie, sobre um cão-monstro, nunca foi exibido nos cinemas, mas seu primeiro filme de ação, Pee-Wee's Big Adventure (85), mostrou um talento original e foi um sucesso, levando-o para mais um lucrativo Batman (89) e Batman , O Retorno (92). Sua obra-prima, entretanto, é Edward Mão de Tesoura (90), a fábula sobre um garoto solitário que sai de seu castelo de contos de fada para viver num bairro suburbano dos Estados Unidos. Foi também a última atuação de Price, que interpreta o inventor que criou Edward. Os temas de Burton são amplos e frequentemente estranhos. Seu mais recente trabalho, Ed Wood (94), conta a história de um legendário cineasta de filmes B.


SAMMY CAHN
SAMMY CAHN

SAMMY CAHN

Compositor americano ( 18/06/1913 – 15/01/1993 ) 80 anos.
Frank Sinatra o considera "o maior de todos". Vindo de uma pessoa que não costuma bajular ninguém, este é um grande elogio. Cahn recebeu quatro Oscars por suas canções, durante uma carreira que pode ser resumida em "Three Coins in the Fountain", "High Hopes" e "All the Way". Nascido em Nova York, o talento de Samuel Cohen floresceu através de muitas parcerias ( Jule Styne, Jimmy Van Heusen e Saul Chaplin entre outros ) e suas canções para filmes sempre tiveram um toque cômico nas letras, de Anchors Aweigh (45) a Robin and the Seven Hoods (64), ambos estrelados por Sinatra.





JAMES CAMERON
JAMES CAMERON


JAMES CAMERON

Diretor americano ( 16/08/1954 - )

Formou-se em física antes de construir cenários para filmes B de Roger Corman como Mercenários da Galáxia (80). Seu primeiro trabalho como diretor foi bastante desfavorável-Piranha II: Assassinas Voadoras (81), mas ao dirigir seu próprio roteiro em O Exterminador do Futuro (84) ele encontrou o mapa da mina, promovendo uma crucial virada na carreira do autor austríaco Arnold Schwaszenegger e uma injeção de ânimo no gênero de ficção científica. O filme, com uma trama inteligente, fez lembrar a ameaça paranóica dos antigos filmes da década de 70 como Westworld-Onde Ninguém tem Alma (73). Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, a sequência lançada sete anos depois, teve um orçamento maior e efeitos especiais muito mais sofisticados. Com Aliens, o Regate (86), Cameron mostrou-se um diretor de ação por excelência e O Segredo do Abismo (89) foi um filme de vanguarda no uso de efeitos computadorizados. O diretor uniu-se novamente a Schwaszenegger para uma aventura ruidosa que conquistou o público: True Lies (94).